27/08/2009

Medo de escrever

- Hoje acordei com um medo dos diabos. Tinha ouvido e ressoava na memória:
“Para mim deixou de haver homens e mulheres
há simplesmente pessoas.”
Sonhei que me tinha tornado homossexual.
- E isso pega-se? Fica já aí e não te movas.
- Não brinques.
- Conta lá essa experiência terrífica.
- Não a senti como uma experiência terrífica, só como um sonho estranho.
- Conta lá esse pesadelo esquisito.
- Reconheço agora que como toda a virgindade é um processo de passagem.
- Tal como a morte.
- Sim. Tal como a morte.
- Ao menos deu para assustar? E diz lá eras, sempre foste ou passaste a ser?
- Isso pouco importaria, não fora a sensação...
- Que sensação era essa?
- Tudo começou com o telefonema do meu melhor amigo. Alguém que sempre me foi próximo cuja empatia nunca experimentou qualquer desavença, nem desentendimento, nem falta de confiança.
- O sentimento inicial foi de espanto?
- Como quando uma mulher vai parir a primeira vez.
- Como quando se cega sem ser à nascença
- Medo de perder a vida, essa verdadeira porta do desconhecido.
- Medo do lobo mau, sem dúvida.
- Medo de ser naufrago longe da costa.
- Medo de um túnel a estreitar cada vez mais
- Espeleologia sem lanterna.
- Mergulho nocturno em floresta de algas.
- Tenho medo de não conseguir.
- Tenho medo do desconhecido.
- Medo de répteis e eles de mim certamente.
- Tenho medo do escuro
- Medo de ser assaltado
- Medo de alturas
- Gelo fino.
- Selva.
- Medo de ser soterrado
- Sede extrema
- Medo de dobrar uma esquina . A esquina do centro de um grande labirinto.
- Medo de atravessar feno alto na savana
- Medo de atravessar um rio.
- De colocar os pés num pântano.
- Escolha o seu medo não pagará mais por isso.
- Medo de me perder.
- Medo de não dizer a verdade.
- Medo de te perder.
- Medo de me confessar.
- Medo de não poder.
- Tenho medo de ficar doente.
- E medo de envelhecer...
- Medo de transformar um conto noutra coisa sem nome.

4 comentários:

Guiomar Fernandes disse...

Há-os para todos os gostos, escolha o seu!
Chega a arrepiar...
A melhor maneira de ultrapassar um medo é enfrentá-lo.
Well done!

Rosa Matilde disse...

Tenho medo de ter medo e medo de não dizer a coisa certa. Medo da transfência lograda dos meus pensamentos para a realidade que conhecemos.
Deste-me que pensar... todas as maneiras de ultrapassar o medo é ignorá-lo ou então, deixar-se ir num abismo sem pé.

apsarasamadhi disse...

Texto a jorrar coragem pelo medo enfrentado que ao ser verbalizado, escrito e vivido (ou vívido!) se esquece de emergir nos recantos da recalcitrante consciência. O final deixa-nos sem fôlego!!!

BISSOU sem medo!

Nuno Baptista Coelho disse...

Ainda hei-de escrever um conto sobre tempos em que eu tinha medo. E este conto será sem dúvida uma boa referência.

Muito bom, Armindo.